Os escritores que aceleram neste blog

Minha foto
acompanho a F1 desde 1994. por vezes o estranhamento choca e traz interesse. gosto de história desde 2002. bons professores trazem a tona paixões que pareciam subexistir. sou Ridson de Araújo, tenho 21 anos, faço História na Universidade Federal do Ceará.

A Redação

Este blog foi criado no intuito de divulgar, publicizar opiniões caladas e pesquisas que em geral não tem o devido espaço que (acreditamos) merecem. A iniciativa foi de Ridson de Araújo, e agora contará com colaboradores. Cada pessoa que se encontra aqui na redação tem o potencial como várias outras pessoas que tem/não tem internet, de pensar e agir. Duas paixões e duas escolhas: História(s) e Velocidade.

O blog, na verdade: é de todos.

StatCounter


View My Stats

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um equilíbrio inesperado: McLaren Mercedes-Benz.




As duas maiores equipes da F-1, inverteram seus papeis na temporada de 2010, ante as expectativas da mídia “especializada”. Na Ferrari era esperada uma disputa equilibradíssima entre seus pilotos, entretanto, vimos uma supremacia de Fernando Alonso sobre Felipe Massa.
Para a McLaren o prognostico era de um verdadeiro massacre de Lewis Hamilton sobre o então, atual campeão, Jenson Button que havia deixado a Brawn e foi ostentar o número 1 no time de Woking. Mas, como constatamos a disputa entre os dois, teve sim, Hamilton como melhor no final, contudo, o fato passou longe de ser um massacre por parte do campeão de 2008 sobre o de 2009.


E para surpresa geral Button começou muito melhor, venceu duas corridas em quatro realizadas e assumiu a liderança do campeonato. Entretanto, no início da fase européia, a McLaren começou a implantar as atualizações no MP-4/25, além de aperfeiçoar o F-duct criado por ela. E lá se foi a performance de Jenson, que passou a apresentar muitas dificuldades no acerto do carro, especialmente, nos treinos classificatórios, onde realmente levou uma surra de Hamilton nesse quesito. Por outro lado, Lewis começou a crescer no campeonato com as mudanças promovidas pela equipe no bólido. Venceu duas corridas seguidas Istambul e Canadá, nas duas com Button em segundo.


Na Turquia houve uma bela disputa entre os dois pela vitória. Hamilton que vinha na liderança, desde o toque entre os pilotos da Red Bull, caminhava para uma vitória tranqüila, mas para surpresa até da própria McLaren, Jenson Button chegou, atacou e ultrapassou Lewis Hamilton para desespero da Nicole, todavia, o campeão de 2008 conseguiu dar o troco na curva seguinte. Instruído pela equipe, Button passou a se comportar, e, isso não foi mais permitido pela equipe dali por diante. Naquele momento a equipe inglesa aparentava ser a única capaz de derrotar as Red Bulls.



Em 2009, a McLaren fez um péssimo carro, até chegaram a declarar que Lewis Hamilton faria a pior temporada de um piloto que havia sido Campeão no ano anterior, todavia, a equipe conseguiu desenvolver o carro e Lewis venceu duas. Em 2010, fizeram o bom carro, mas foi justamente na hora de desenvolvê-lo que os ingleses perderam terreno. Atrapalharam-se, principalmente, em introduzir o difusor escapamento que não casou com o MP-4/25. Foram ultrapassados pela Ferrari de Alonso e se distanciaram da Red Bull. Se somado aos erros de Hamilton em momentos chave, e as infelicidades de Button, vide Vettel em Spa. No final conseguiram apenas o vice de Construtores.


Para 2011, a equipe anda escondendo o jogo, talvez tentando surpreender com um melhor entendimento sobre os pneus Pirelli. Assim, acredito que virá mais forte com ambos os pilotos.

  • Posição: 2º
  • Pontos: 454
  • Vitórias: 5
  • Pole Positions: 1
  • Pódios: 16
  • Melhores Voltas: 6
  • Voltas na liderança: 245


Seus pilotos.


1. Jenson Button


Apesar de ter sido campeão em 2009 pela Equipe Brawn, Button decidiu se mudar de mala e cuia para a McLaren. Uns afirmaram que era loucura, outros disseram que a pior coisa que ele já tinha feito na carreira. Chegar à equipe conhecida por ser feudo de Hamilton!!! Coisa que nem Fernando Alonso soube lidar quando o Hamilton ainda era um novato.


Mas Button surpreendeu, adaptou-se rapidamente ao time e venceu logo duas corridas de cara: Austrália e China em quatro disputadas. Saiu de Xangai líder do campeonato, calando muitos, mas como dito anteriormente, Jenson se perdeu no acerto do carro quando a equipe começou os upgrades. Mal nos treinos, Button buscava se recuperar na corrida, usando e ousando com estratégias inteligentes e diferenciadas que funcionou na maioria das vezes, aliado ao seu bom ritmo de corrida e preservação dos pneus.


Apesar de ter um estilo mais burocrático, Jenson poderia ter chegado mais longe, contudo, algumas infelicidades lhe tiraram a chance do segundo título. Na Espanha um erro no pit stop o deixou preso atrás do Schumacher. Em Mônaco, os mecânicos se esqueceram de tirar a tampa de proteção do radiador, causando um super aquecimento e abandono. Na Bélgica foi tirado da prova por Sebastian Vettel.


Sai fortalecido de 2010, como um piloto mais pragmático, frio, gentil e inteligente, mas tem que atentar para seu desempenho nas classificações. Agradou tanto a McLaren que eles já pensam em prorrogar seu contrato que só vence em 2012. O Campeão de 2009 já deu seu recado, de besta não tem nada.

  • Posição: 5º
  • Pontos: 214
  • Vitórias: 2
  • Pódios: 7
  • Melhores Voltas: 1
  • Voltas na liderança: 145

2. Lewis Hamilton


Hamilton fez uma ótima temporada, em determinados momentos do campeonato aparecia como favorito de 2010, mas algumas quebras e, principalmente, seus erros custaram-lhe o Bicampeonato.


A chegada de Button, de certa forma fez bem à Lewis. A forma como Jenson cuidava dos pneus, fez Hamilton abrir os olhos e procurar melhorar nesse quesito, já que era conhecido como destruidor de pneus. As atualizações no bólido privilegiaram seu estilo, daí seu crescimento no campeonato a partir da fase européia.


Teve belas atuações, no início do campeonato, e foi o rei das ultrapassagens, enchendo os olhos dos torcedores. Suas vitórias na Turquia, Canadá e Bélgica foram magistrais. Entretanto, quando o desempenho da equipe caiu, Lewis tentou compensar com seu arrojo, mas isso trouxe mais prejuízo ao piloto.


Hamilton ainda precisa dosar seu arrojo, mas é sempre um piloto talentoso, brigador e que não teme nada, e ainda tem total apoio da equipe, pela qual, foi criado. 2011 promete mais emoções na guerra fria entre ele e Button?

  • Posição: 4º
  • Pontos: 240
  • Vitórias: 3
  • Pole Positions: 1
  • Pódios: 9
  • Melhores Voltas: 5
  • Voltas na liderança: 100

Um comentário:

  1. Se analisarmos friamente, os dois pilotos da Mclaren poderiam ter lutado realmente com grandes chances de vencer o campeonato de 2010.
    Hamilton, posso dizer que suas falhas nas corridas o fez perder o campeonato, erros que não podem ocorrer com um piloto considerado fora de série, espero que a desculpa de problemas familiares seja verdadeira.

    Button, os erros da equipe o prejudicaram muito, Mônaco e Monza, também a batida de Vettel, o que se percebe que faltou conhecer melhor o carro para conseguir tirar todo o potencial do carro de sua nova equipe a Mclaren, foi nessa parte que Lewis, levou vantagem nos treinos.
    Felix

    ResponderExcluir

Este é o momento mais gratificante do blog: a sua opinião e visita; não serão permitidas ofensas pessoais nem preconceitos tolos